SP Sem Papel

Em julho de 2019, o Governo do Estado de São Paulo lançou um programa que renova a forma de produzir e gerir documentos, trazendo mais agilidade, economia e transparência para a Administração Pública: o SP Sem Papel.
O processo de implantação do programa já contemplou todas as Secretarias da Administração Direta e toda a Administração Indireta do Estado de São Paulo a próxima meta é incluir também as Prefeituras do Estado de São Paulo.
Assim, tudo que antes era feito em papel passa a ser produzido digitalmente, de forma gradativa, facilitando o trâmite de documentos em toda a Administração Pública e o relacionamento entre Estado, municípios e entidades.
O portal SP Sem Papel é a plataforma corporativa de uso de servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar acordo bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.
Ele facilita a elaboração de documentos a partir de modelos padronizados e garante maior confiabilidade, pois a autenticidade é assegurada por meio de assinatura digital – única ou em lote.
O ciclo de implantação conta um amplo programa de treinamento dos servidores no uso do sistema, realizado por meio de capacitação presencial de multiplicadores, tutoriais, ensino a distância, web-dúvidas e operação assistida.